Chardonnay Carvalho

A primeira safra deste vinho foi elaborada em 2012, um experimento de apenas duas barricas. Quando o proprietário prova o vinho pela primeira vez, fica encantando e lança um pequeno lote. Em toda história da vinícola foram elaboradas apenas 3 safras desse vinho: 2012, 2014 e 2017 - Somente em safras em que o terroir Abreu Garcia outorga qualidade, estrutura e potência suficiente para amadurecimento em barricas de carvalho francês de primeiro uso. Em 2014 foi coroado com medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelles e em 2020 foi eleito o melhor Chardonnay em Carvalho do Brasil, recebendo o prêmio máximo na Wines of Brazil Awards
R$249,90

Ficha Técnica

Imagem de Chardonnay Carvalho
Variedade
Chardonnay
Safra
2017
Amadurecimento
20 meses carvalho francês de primeiro uso
Teor Alcoólico
12,7%
Classificação
Seco
Temperatura de serviço
10 °C
Potencial de guarda
6 a 8 anos
Visual
Cor amarelo palha com reflexos esverdeados e dourado metálico, brilhante e límpido.
Olfativo
Em nariz revela seu longo e harmônico amadurecimento por 20 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso, destacando baunilha, tostado, chocolate branco, pimenta, cacau, coco queimado, leve amanteigado, mesclado com o frutado de physallis, pessêgo e floral cítrico.
Gustativo
Em boca é elegante, intenso e equilibrado, confirmando a estrutura oriunda do seu amadurecimento. Tem untosidade e acidez equilibrada, com os sabores de frutas amarelas e cítricas com destaque ao tostado com agradável retrogosto de coco queimado.
Harmonização
Segura pratos gordurosos como bacalhau ao forno, carne suina assada, minestrone, massas com molhos de queijos e fondue de queijos.
Dica da Sommelière
Um branco especial, merecedor de pausa para ser desfrutado na sua completude.
Abreu Garcia - Vinhos de Altitude

Movida pelo desejo de cultivar e realizar sonhos, a família Abreu Garcia escolheu nos anos 2000 a Fazenda Campo Belo, em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, para desenvolver e inovar a vitivinicultura. A propriedade, privilegiada pela exposição ao sol, altitude e clima típico europeu, oferece as condições ideais para o cultivo das uvas e convida para o desfrute dos melhores prazeres do vinho. A plantação do primeiro vinhedo ocorreu em outubro de 2006.

O envolvimento de Aparecido Silva, professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Viticultura e Enologia pela Universidade de Bordeaux (França), foi fundamental para os primeiros passos do projeto, que ainda hoje conta com o seu zeloso acompanhamento. A vocação para o desenvolvimento de pesquisas se completa com a experiência de Jean Pierre Rosier, Doutor em Enologia pela Universidade de Bordeaux, e a modernidade do jovem enólogo Leonardo Ferrari, formado em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Bento Gonçalves.

No centro dessa união, o jovem vinhedo, de mudas provenientes de viveiros da Itália e do sul de Minas Gerais (Vitácea Brasil), certificadas na França. Aqui, são cultivadas as uvas merlot, malbec, pinot noir, cabernet sauvignon, sauvignon blanc, chardonnay e vermentino.

Um dos momentos marcantes neste início da Abreu Garcia foi a colheita do primeiro cacho de uva, em 21 de março de 2009. Tinha que ser especial. E foi. Com o primogênito Arthur no colo, o casal Ernani e Janaína começou uma colheita que não parou mais.